domingo, 18 de novembro de 2012

Apresentação e objetivo.

BLOGMÁTICA: O termo advém da composição das palavras Blog + Pragmática, trazendo o sentido de um diário virtual sobre o uso da linguagem através da relação entre os interlocutores e a influência do contexto.

Vamos analisar esse uso da linguagem nos acontecimentos e nas aventuras de Calvin e Haroldo.

A série em tiras de Calvin e Haroldo foi criada em 1985 pelo autor estadunidense Bill Watterson, sendo publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro durante seus dez anos de existência. Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Haroldo, um tigre sábio e irônico, que para ele está tão vivo como qualquer amigo de verdade, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.

Como qualquer tirinha, as histórias de Calvin e Haroldo são repletas de enunciados. Os diálogos e as ações dos personagens desenvolvem-se de acordo com o sistema da língua, permitindo assim a concretização da fala. Todavia, é necessário que os aspectos semânticos e pragmáticos estejam em harmonia para que a mensagem seja compreendida pelo leitor. A competência do leitor é fundamental para a construção da mensagem, caso contrário, não existe comunicação.
A produção dos enunciados contém elementos que são praticados inconscientemente pelos atores de fala. No campo da semântica entra em ação o conhecimento dos significados das palavras e das sentenças, enquanto que na pragmática a análise é feita através da relação entre os personagens e os leitores e o contexto de ambos.


Vamos a elas então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário